sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Carnaval pelo mundo



Falta menos de um mês para começar o Carnaval, todo mundo sabe que é um dos maiores festivais do mundo, não sabem?
Mas vocês sabem de onde ele veio? Como ele surgiu?

O Carnaval surgiu na Grécia por volta dos anos 600 a 520 a.C., onde era realizado cultos para agradecer aos deuses a fertilidade do solo e a produção.
A Igreja Católica adaptou a comemoração em 590 d.C. como um "adeus a carne", um termo vindo do latim que em português é conhecido como "Carnaval".

Várias cidades festejam, cada uma de seu modo, de acordo com seus costumes.
Mas a idéia dos desfiles de escolas de samba foi do Rio de Janeiro, que hoje em dia é também feito em São Paulo, Tóquio e Helsinque (na Finlândia. É um lugar lindo tb!).

Depois de ter perdido para o Galo da Madrugada (em Recife) e Salvador, como maior Bloco de Carnaval do Mundo, o Rio de Janeiro voltou a sair no Guinness Book.

A Terça-feira de Carnaval é calculada 40 dias antes da Páscoa, que é sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia a partir do equinócio do outono (para países do hemisfério sul, como nós).
Parece meio complicado né? Por isso alguns anos o carnaval vem tão cedo, no início de fevereiro e em outros vem tão tarde, em março.

Como dizem as "más" línguas, o ano só começa depois que o Carnaval termina. Rs.
Mas o que importa é celebrar, e eu vou mostrar um pouquinho como ele é comemorado pelo mundo todo! Ok?


Lucerna - Suíça:






Em Lucerna é comemorado o Monstercorso: nome do desfile de bandas pela cidade.

















Tschaggatta - Suíça:



Durante o carnaval, os moradores de Lötschental Valley usam máscaras semelhantes as de Tschaggatta para espantar os "espíritos maléficos" que espantam a cidade. (Medo! Rs)










Aalst - Bélgica:


Conhecida pelas suas festas carnavalescas. É escolhido um príncipe do carnaval que pode governar a cidade por um dia (imagina só!). E a Terça-feira, na festa de "Voil Jeannetten", que que dizer "as Joanas Sujas", os homens se vestem de mulher. (Temos isso aqui no carnaval do Rio também, e em Niterói - minha cidade - no dia 31 de dezembro de todo ano temos o mesmo, chamado Bloco das Piranhas, é muito legal!)





Veneza - Itália:







A festa na Praça São Marcos se chama "Vida em Cores", as pessoas se fantasiam e usam aquelas máscaras lindas que podemos encontrar para venda durante o resto do ano. Uma mais linda que a outra!
Tenho a minha, mas comprei fora do carnaval. Preciso ir na época e vestir uma dessas fantasias maravilhosas!











 Barranquilla - Colombia:



Os Colombianos dizem que o Carnaval de Barranquilla é o segundo maior do mundo! Só perde pro Rio de Janeiro. Como assim, Brasil? E Salvador? Rs.












Zell am Harmersbach - Alemanha:







Cidade pequena que onde os alemães se fantasiam com máscaras de madeira, papéis coloridos, cartões e cascas de caracol na Fastnacht Parade.


Bolívia:




Até o Presidente Evo Morales e sua filha seguem as paradas no Carnaval de Rua! Imagina se a Dilma faz isso aqui no Brasil... Rs










Alsasua - Espanha :




Alsasua fica no Norte da Espanha e o Momotxorro é carnaval tradicional, onde as pessoas comemoram nas ruas com máscaras e com o corpo coberto de sangue de vaca. (ECA!)










Nova Orleans - EUA:




Mardi Gras é um dos carnavais mais conhecidos do mundo, foliões com máscaras de gesso, cordões de continhas seguem as paradas com bandas.









E como não podia faltar...


Brasil:




Salvador!! Milhões de pessoas nas ruas seguindo os blocos de bandas de Axé. AMO!
(E vem me dizer que o da Colômbia é maior? Rs)








Rio de Janeiro -





Carnaval de rua com milhares de pessoas fantasiadas (ou não) seguindo os Blocos.
É MUITO BOM! Pra quem não conhece, estou convidando agora! VENHAM!







Desfile de Carnaval na Apoteose

Se vocês acharam que Carnaval era só no Brasil, estão enganados...Por incrível que pareça, muitos outros lugares também comemoram. Muito mais do que só esses que coloquei aqui.
E eu que achei que o nosso Carnaval fosse uma cópia do Carnaval de Veneza, mas adaptado aos nossos costumes (e clima).
É sempre bom descobrir um pouco mais, né?
Espero que tenham gostado.
Depois eu faço um Post com os "carnavais da minha vida". Rs
Bjs, Lud.




0 comentários:

Postar um comentário