terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Innsbruck : o Tesouro dos Alpes


A minha primeira viagem foi um mochilão com agência. Eu era muito novinha, e como o medo de dar alguma coisa errada, de me perder, de não conseguir falar com as pessoas era grande, optamos por uma viagem em grupo. Tracei alguns lugares que gostaria de conhecer e fui em busca de algum "pacote" que teria todos esses destinos: Londres, Paris, Amsterdam, Roma e Veneza.
Por sorte, encontrei um com todos esses lugares e mais alguns. A viagem seria de 12 dias (pois é! Só 12 dias para 7 países, 10 cidades!) e aumentamos 5 dias antes para conhecer Londres, e mais 2 dias em Barcelona depois da viagem.
É sempre bom conhecer lugares diferentes, mas um que eu nem esperava, e que me surpreendeu muito, foi Innsbruck na Austria.
Se alguém diz que vai pra Austria, logo pensam em Vienna, Salzburg...mas Innsbruck, a Capital do Tirol, coração dos Alpes é um "must go" da Europa!

Panorama de Innsbruck

Desde que a cidade recebeu os jogos olímpicos de inverno em 1964 e 1976, tem sido alvo do público que adora esportes na neve.

Infelizmente só passei um dia em Innsbruck, não tive muito tempo para conhecer tudo, mas a maioria das atrações fica no Centro, na Old Town, e tudo pode ser feito a pé.

Uma das maiores atrações é o Hungerburgbahn (Hungerbug Funicular), o trem que sobe a montanha Klettersteig.



Depois de chegar na Ausstieg Alpenzoo, é a vez de pegar um Cable Car até a Seegrube, outra parada a 1.905 mt. de altitude do Rio Inn.
E depois seguir até o último ponto, o Hafelekar, a 2.334 mt.
Confesso que não fui porque MORRO DE MEDO de altura. E pra completar, a estação estava fechada, não lembro o motivo.

De volta ao Centro da cidade, fomos na Cathedral of St. James (Dom zu St Jakob), linda!
Construída entre 1717 e 1724, sua obra foi no mesmo lugar onde havia outra igreja anteriormente. E no início da década de 90, houve outra grande reforma para que a Catedral pudesse receber mais visitantes.


Cathedral vista de lado

Interior da Cathedral 


Tiroler Volkskunstmuseum -

O Museu de Arte Folclórica Tirolesa é conhecido por suas obras, que na verdade são apenas decorações de casas antigas do Tirol, seus móveis, objetos utilizados antigamente e até seus trajes típicos. Eu não tirei fotos porque não achei nada de muito interessante. Mas vale a pena visitar.
O que eu gostei mais dele foram os trajes, que mais tarde, no hotel que nos hospedamos, alguns locais foram se apresentar, tocando sanfona, cantando e dançando (queria ter o video que fiz para mostrar, mas perdi muita coisa já). Desses sim eu tirei fotos! Olhem só:




Parece que não, mas eles eram super animados! Rs

Tyrolean Evenings with the Gundolf Family -

Quando chegamos em Innsbruck, a nossa guia deu as dicas do que poderíamos fazer durante o dia e até na parte da noite. O show da família Gundolf é uma das mais conhecidas atrações da cidade, e muita gente assiste. Mas como o nosso hotel preparou jantar típico e convidou um grupo para se apresentar para os 41 mochileiros que estavam comigo, resolvemos ficar pelo hotel também, que como podem ver, tinha seu próprio bar no primeiro andar.
Como eu disse alí em cima, perdi muita foto e filmagem, mas procurei algum lugar que mostrasse mais ou menos como foi a apresentação deles para o nosso grupo, e encontrei!
A dança é essa. Muito legal e engraçado ouvir esses gritos que eles dão.



Hofkirche (Court Church of Innsbruck) -

Construída para ser o Mausoléu do Imperador Maximiliano I, mas no entanto, se encontra vazio.
O mausoléu é vigiado por 28 estátuas de Bronze que representam sua família, heróis e ancestrais.



As estátuas são incrivelmente bem feitas. Ficamos muito tempo reparando cada detalhe de cada uma delas.
Além dessa beleza na parte interna, a sacada da Court Church foi feita também para que o Rei e os membros da Corte pudessem assistir as Cerimônias que aconteciam na praça.
Seu telhado, o conhecido Goldenes Dachl com 2.657 plaquinhas douradas é um dos mais famosos cartões postais do Tirol.






 Sttadturm -

E como não podia faltar, a Town Tower que proporciona uma vista LINDA da cidade. Aliás, foi dela que tirei essas fotos panorâmicas. Quando fui, o ingresso estava 3 Euros, mas também porque não possui nada além de degraus para chegar ao topo. Vale a pena!



Enquanto estiverem em Innsbruck, reparem em suas ruas, a construção das casas, as diversas lojinhas vendendo souvenirs, e se puderem, comprem um Cuco, que é um dos símbolos da Cidade.
Tirei algumas fotos...



Esse era o nosso Grupo e a Guia no meio




E só mais uma dica:
Como a história toda de Innsbruck corre por causa do rio Inn e a sua ponte, não deixem de dar aquela caminhadinha ao longo do dele. A vista dos Alpes é linda, e o Rio é tão cristalino, que parece um espelho.

Pretendo voltar um dia, de preferência no verão, pois o frio que passei não desejo a ninguém! Rs.
Innsbruck é uma cidade bem cara, se for comparada as outras ao redor, na Alemanha, e Italia. Mas se estiverem passando de trem, é um lugar que vale a pena conhecer, mesmo que por 2 dias. Já é o suficiente!

Espero que tenham gostado desse "breve" Post sobre a Austria.
Bjs, Lud.

0 comentários:

Postar um comentário